CONVITE “Fim de Semana da Maçonaria” em Oeiras


Fim de Semana da Maçonaria - Programa geral (1)

No dia 19 de Outubro de 2013, sábado, com início pelas 9.30H, o Museu Maçónico Português, no âmbito do programa “Fim de Semana da Maçonaria” em Oeiras, em parceria com a CMO, leva a efeito uma Visita guiada às Quintas de Recreio do séc. XVIII de Oeiras – Jardins da Quinta Real de Caxias e do Palácio Marquês de Pombal, uma Prova do Vinho de Carcavelos “Conde de Oeiras”, um Almoço-debate subordinado ao tema “Marquês de Pombal e a Maçonaria” e um Concerto de Música do séc. XVIII, a realizar no Palácio Marquês de Pombal de Oeiras, terminando com um Beberete.

Será distribuída documentação alusiva aos temas da visita.

As inscrições no “pacote” das visitas às Quintas de Recreio do séc. XVIII, no almoço-debate e no concerto são limitadas a 15 lugares, sendo as restantes reservadas a munícipes de Oeiras.

O custo global de participação individual é de 40€ e as inscrições deverão ser feitas através do telefone 21 342 45 06.

Neste ano de 2013/2014 a realização do evento “Fim de Semana da Maçonaria”, a levar a efeito de 18 a 20 de Outubro, o Museu Maçónico Português elegeu o Concelho de Oeiras para a sua efectivação, destacando dois vultos maiores da história de Oeiras e de Portugal, o General Gomes Freire de Andrade e o Marquês de Pombal.

No dia 18 de Outubro, como evocação da memória do General Gomes Freire de Andrade, 3º Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano / Maçonaria Portuguesa, terá lugar uma acção junto de 400 alunos do ensino básico do concelho de Oeiras.

o   Descerramento de um Quadro do General Gomes Freire de Andrade a colocar no átrio da entrada da escola EB1/JI de Oeiras Gomes Freire de Andrade

o   Inauguração da exposição de trabalhos de 16 Turmas da EB1/JI

o   Romagem dos alunos do 4º ano da EB1/JI ao Monumento de Gomes Freire de Andrade, em S. Julião da Barra

o   Colocação de uma coroa de flores por um aluno da Escola EB1/JI

junto ao Monumento evocativo da execução do General Gomes Freire de Andrade.

Com este conjunto de eventos, o Museu Maçónico Português visa ressaltar a importância dos valores maçónicos transportados por proeminentes vultos da história de Portugal e, igualmente, relevar o interesse do património e da cultura material e imaterial do Concelho de Oeiras, nomeadamente a que respeita à vivência destes vultos.

Fernando Castel-Branco Sacramento
Director

Advertisements