Morreu ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes

“Morreu um dos maiores vultos da história, do pensamento económico e politico europeu.  A R:.Loja Europa, GOL, teve o privilégio da sua excelente companhia e sabedoria como orador, na memorável Conferência  “24 Anos de Adesão à UE: e Agora?

Obrigado Ernâni Lopes ”

V:.M:. Aristóteles

Morreu ex-ministro das Finanças Ernâni Lopes

In CM

O economista e antigo ministro das Finanças Ernâni Lopes morreu esta quinta-feira, aos 68 anos.

Ernâni Lopes, que admitiu em 2006 sofrer de linfoma, era actualmente director e professor do Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica e sócio-gerente da consultora SaeR, mas ficou conhecido dos portugueses pela sua passagem pelo Governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985), onde desempenhou o cargo de ministro das Finanças.

A difícil situação económica e financeira que a economia portuguesa vivia na altura, com um endividamento face ao exterior a atingir um dos valores mais altos, originou a intervenção do Fundo Monetário Internacional, levando o então ministro Ernâni Lopes a aplicar um plano de austeridade.

O corpo estará em câmara ardente na igreja das Mercês, Sintra, onde se vai realizar uma missa de corpo presente esta tarde às 19h30. A família escusou-se, no entanto, a adiantar o horário e o local do funeral, que se realiza esta sexta-feira, alegando que “pretende uma cerimónia mais íntima”.

Além das matérias económicas e europeias, Ernâni Lopes tinha outras áreas de interesse, tais como a defesa, a religião e as relações portuguesas com África.

O gosto por estes assuntos foi cultivado desde a sua formação. Licenciado em Economia em 1964 pela Universidade Técnica de Lisboa, Ernâni Lopes cumpriu serviço militar na Armada, como oficial da Reserva Naval.

O ex-ministro também leccionou na Universidade Técnica de Lisboa, entre 1966 e 1974, e doutorou-se em economia em 1982, pela Universidade Católica.

Ernâni Lopes também passou pelo Banco de Portugal, tendo sido seu consultor económico entre 1985 e 1989.

Anúncios