Quais são os Valores da Maçonaria de Hoje?

...

CLIPSAS reúne em Nova Iorque. De 14 a 16 de Maio de 2010, realiza-se em Nova Iorque a 49ª Assembleia do CPLISAS (Centro de Ligação e de Informação das Potências Signatárias do Apelo de Estrasburgo), organização internacional que reúne dezenas de Obediências da maçonaria não-dogmática dos vários continentes.

Será discutido o tema num Colóquio aberto:  “Quais são os Valores da Maçonaria de Hoje?”.

Nos restantes dias terão lugar os trabalhos de carácter interno que incluem, entre outros pontos, a admissão de novos membros.
O Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa,  estará representado pelo Grão-Mestre Adjunto Eugénio Monteiro, que é também um dos Vice-Presidentes do CLIPSAS.

CLIPSAS – A Palavra do Presidente

Para restabelecer entre todos os Maçons a Cadeia de Uniăo Universal rompida por lamentáveis exclusőes, o Chamado de Estrasburgo decide instituir uma Cadeia de Uniăo, fundada numa absoluta liberdade de Conscięncia e numa perfeita tolerância mútua e conclama todos os Maçons a se unirem a esta Cadeia.

Sobretudo, o Chamamento de Estrasburgo é um repúdio da intolerância e das exclusőes, dogmáticas e outras, na Maçonaria.  Ao mesmo tempo, é a reafirmação da Universalidade da Maçonaria, conforme as Constituiçőes de Anderson de 1723,  base fundadora da Maçonaria especulativa.  É também uma abertura ao Outro sem condiçăo de reciprocidade.

Há quase cinquenta anos, numerosas Obediências têm respondido a este Chamado.  Agruparam-se no Centro de Ligaçăo e Informaçăo das Potęncias Maçónicas Signatárias do Apelo de Estrasburgo, abreviatura CLIPSAS, que, longe de se arrogar a qualidade de super-obediência, é uma associaçăo de Obediências Soberanas, de direito francês.

Neste início de Século XXI, o CLIPSAS é a única associação maçónica adogmática a nível mundial. Ele reagrupa hoje sessenta e uma Obediências, todas unidas pela Liberdade Absoluta de Consciência, na Europa,  Ásia,   África,  Américas do Norte,  Central e do Sul, outorgando ao CLIPSAS um carácter intercontinental específico.

Este ano, várias Obediência são candidatas e, graças a numerosas outras novas adesões, o CLIPSAS prossegue sem trégua no desenvolvimento da Cadeia de União Universal rumo ao objectivo do chamado de Estrasburgo,  Reunir o que está Esparso.

Marc-Antoine Cauchie
Presidente do CLIPSAS

Anúncios